As 10 melhores marcas de notebook 2016 [O #2 é a minha escolha]

Conhecer as melhores marcas de notebook é importante principalmente para quem está pensando em comprar um novo notebook.

Melhores marcas de notebook 2016

Comprar um carro, uma máquina de lavar ou um notebook com certeza a marca deve influenciar. Não por status (há exceções), mas por segurança ao fazer uso de um bom equipamento que não vai lhe deixar na mão. Então se você está buscando as melhores marcas de notebook atualmente eu lhe apresento o #top10.

Não quer dizer que os equipamentos são caros ou inacessíveis. Geralmente essas grandes marcas têm produtos de entrada com valores bem atrativos. Preços esses que se assimilam com marcas menores que, em alguns casos, oferecem notebooks de baixa qualidade (plástico barato, pouca durabilidade e garantia reduzida).

Quais as melhores marcas de notebook 2016

Todo ano as melhores marcas de notebooks são avaliadas para determinar quais fornecedores oferecem os melhores produtos e os melhores suportes. Você deve levar em consideração esses fabricantes antes de aceitar qualquer proposta.

Não são apenas marcas famosas não. São avaliados fornecedores de menor porte também que atenda uma exigência mínima de qualidade. Então, vamos a lista dos #top10:

1° Apple

Melhores marcas notebook Apple

A Apple realmente consegue se manter no topo por muitos anos graças ao nível de qualidade e ao suporte técnico considerado o melhor da indústria. Empresa sediada na California, também recebeu as melhores notas para o seu poderoso sistema operacional (iOS), softwares base e pela cobertura de garantia realmente conveniente para os usuários.

A única desvantagem é o preço. São bem elevados no Brasil, infelizmente.

[Veja o relatório completo]

2° Dell

Melhores marcas notebook Dell

Esse é o segundo ano consecutivo que o notebook da marca Dell é eleito como um dos melhores notebooks do mercado. Além da sua durabilidade, foi considerado a sua garantia como útil. A empresa oferece várias opções de notebooks desde versões mais simples de baixo custo até notebook para jogos de alta performance.

Essa é uma das marcas que faço uso atualmente e estou bem satisfeito com a qualidade e com o acabamento do equipamento. Recomendo tanto para uso pessoal como também para trabalho.

[Veja o relatório completo]

3° Asus

Melhores marcas notebook Asus

Os notebooks da Asus são ótimos. O preço atrativo do fabricante de Taiwan chama atenção, pois os notebooks são de alta qualidade. Realmente produtos bem construídos e os comentários sobre seus equipamentos garantiram o terceiro lugar para a marca.

[Veja o relatório completo]

4° Lenovo

Melhores marcas notebook Lenovo

Um outro notebook incrível é o da fabricante Lenovo (antiga IBM). Usado principalmente no ambiente corporativo (não sei o porquê), apesar de algumas falhas no passado vem se qualificando a cada dia e garantiu a sua vaga entre as melhores marcas de notebook do mundo.

[Veja o relatório completo]

5° MSi

Melhores marcas notebook MSi

A qualidade dos produtos fabricados pela MSi são incríveis. Desempenho, design e inovação são adoráveis. Peca um pouco no suporte técnico e por isso está em quinto lugar.

[Veja o relatório completo]

6º HP

Melhores marcas notebook HP

Os notebooks da marca HP caíram para o sexto colocado esse ano. Principalmente pelo quesito comentário (só não foi pior que a da Toshiba). Em 2015 a marca cometeu uma série de equívocos (a qualidade de vida útil das baterias, por exemplo). Mesmo assim ainda é uma boa opção.

[Veja o relatório completo]

7° Microsoft

Melhores marcas notebook Microsoft

A empresa inovou com o seu projeto Surface Book e é avaliada pela primeira vez. Trouxe várias propostas de melhoramento e inovações. O preço elevado no Brasil também é lamentável. Assista o review do Surface Book abaixo:

[Veja o relatório completo]

8° Acer

Melhores marcas notebook Acer

A marca Acer oferece uma ampla gama de notebooks que se destacam principalmente pelo preço atrativo. A maioria dos produtos são bons, mas não são ótimos. No ano de 2015 a empresa ocupava o último lugar nessa lista do top 10 e esse ano pulou para o oitavo lugar. Nem tanto pelos seus esforços, mas pelos deslizes de seus concorrentes. Já usei notebooks da marca Acer e não tive do que reclamar.

[Veja o relatório completo]

9° Samsung

Melhores marcas notebook Samsung

Uma das menores marcas quando comparamos com outros fabricantes de notebooks. Apesar do bom suporte técnico por telefone, outros recursos deixaram, mais uma vez, a desejar (bateria, design, web…) e por isso ocupa o nono lugar. Como notebooks não são o foco da marca, poucas melhorias são apresentadas.

[Veja o relatório completo]

10° Toshiba

Melhores marcas notebook Toshiba

Pela segunda vez desde 2013, os notebooks da marca Toshiba, comparado com os demais, podem ser considerados de baixa qualidade. A rara exceção, em 2011 ficou em quarto lugar, mas sempre fica entre os menos interessantes.

[Veja o relatório completo]

É uma relação bem recheada essa lista com as 10 melhores marcas de notebook 2016. Apesar de algumas críticas bem duras, esses equipamentos estão muito acima de várias outras opções no mercado. Confronte todas elas com as necessidades percebidas lá no artigo que falei sobre o melhor notebook para uso pessoal (a escolha perfeita).

Não se amedronte caso esteja escolhendo uma dessas marcas. Apesar de algumas diferenças serem gritantes, o seu orçamento precisa se encaixar para poder realizar o investimento. São 10 marcas de notebooks que realmente são boas e estão entre as melhores marcas de notebooks do mundo.

Como são avaliadas as melhores marcas de notebooks do mundo

As melhores marcas de notebook 2016 foram avaliadas com base em 7 premissas: design, reviews, suporte técnico, garantia, software, inovação e Valor e seleção. Fora atribuído para cada empresa uma escala de 100 pontos e divididos assim para cada categoria:

Design (15 pontos): Os notebooks também são julgados pela capa. Muitas das marcas têm seu lado estético parecido, mas nesse caso são analisados bem mais que a beleza do design. São considerados os materiais utilizados e a qualidade geral da construção (durabilidade).

Reviews (30 pontos): Com certeza o aspecto mais importante de qualquer marca é a qualidade dos seus produtos. Para determinar essa pontuação, foram utilizadas as classificações recebidas pelos seus notebooks entre 01 de fevereiro de 2015 e 31 de janeiro de 2016.

Suporte técnico (20 pontos): Um ponto crucial para a escolha de uma marca é o suporte. Essa certeza que o fabricante irá lhe auxiliar quando surgir problemas técnicos deve ser percebida. Anonimamente, foram avaliados todas as possibilidades de suporte durante o ano, usando telefone, suporte online, e-mail e canais sociais.

Garantia (5 pontos): Se você tiver um problema com o notebook da marca, o quão fácil será para ser atendido? A maioria dos fabricantes oferecem garantia de 1 ano por padrão, mas algumas fazem você pagar pelo frete quando precisar enviar o equipamento para reparos, enquanto outras arcam com toda a despesa.

Algumas, inclusive, permitem que você faça upgrades em seu equipamento sem que você perca a garantia.

Software (5 pontos): A maioria dos notebooks já vêm com softwares utilitários de fábrica, além do sistema operacional. Esses pontos são dados àqueles que oferecem softwares úteis. Avaliado também os softwares que não precisam ser carregados junto com o sistema operacional (lentidão ao iniciar o sistema).

Inovação (10 pontos): A velocidade com que a tecnologia muda, as necessidades aumentam e os notebooks precisam acompanhar essa evolução. Se ficar parado vai ser passado para trás. Essa categoria premia as marcas que conseguem mover o mercado aplicando ou desenvolvendo novas tecnologias.

Valor e Seleção (15 pontos): Para fazer parte das melhores marcas de notebook 2016 tem que oferecer uma variedade de produtos e modelos. E essa variedade tem que atender os consumidores de diversas necessidades: notebook para uso pessoal, trabalho, jogos, produção, etc. A tabela de preço também precisa ser acessível para diversas categorias de consumidores.

As melhores marcas de notebooks do mercado atualmente

Melhores marcas notebooks do mercado atual

Recapitulando: as 10 melhores marcas de notebook 2016 baseado em 7 premissas essenciais para garantir a qualidade são:

  1. Apple
  2. Dell
  3. Asus
  4. Lenovo
  5. MSi
  6. HP
  7. Microsoft
  8. Acer
  9. Samsung
  10. Toshiba

Por experiência posso afirmar: essas marcas citadas são muito boas e a qualidade é perceptível em todas as premissas avaliadas (raras exceções quanto ao suporte técnico). Posso citar a marca Acer que é uma bela máquina, Lenovo e Toshiba que também faço uso esporadicamente. A minha escolha pessoal é o notebook da marca Dell, porque atenderam as minhas necessidades. Talvez a melhor opção para você seja uma outra.

Além de conhecer as melhores marcas de notebook, deve analisar as principais necessidades com o uso do equipamento para poder fazer o investimento certo. Com isso, você evita jogar dinheiro fora e economiza bastante. Já cheguei a economizar mais de 2 mil reais na compra de 3 notebooks para uma empresa que prestava consultoria. 

Para saber mais sobre isso, leia: o notebook ideal para uso pessoal.

Melhores marcas notebooks

Enfim, com base nesse artigo e nas recomendações de leitura você já consegue saber como fazer uma compra de notebook perfeito. Com certeza vai saber escolher a melhor marca de notebook do mercado atual (com base nas suas necessidades).

Gostou? Compartilha nas redes sociais e ajude outras pessoas nessa jornada.

Fonte (avaliações e imagens publicadas): http://www.laptopmag.com/articles/laptop-brand-ratings

Márcio França Lima

Márcio França Lima

Márcio França Lima é Analista de Sistemas por formação, Consultor por paixão, Professor por opção e resolvedor de problemas por necessidade de mercado.

Website: http://www.marciofrancalima.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *