Descompactar arquivo rar [Passo a passo para iniciantes]

Parece simples, mas muita gente não sabe como descompactar arquivo rar. Muitos ainda não sabem qual a sua importância e os benefícios em utilizar um compactador de arquivos.

descompactar arquivo rar

Se você precisa enviar arquivos por e-mail, a melhor alternativa é compactar arquivo antes de anexá-lo. Para colocar arquivos em um pendrive por exemplo, dependendo do espaço que se tenha disponível e do tamanho do arquivo, uma ótima opção também é compactá-los.

Esse processo de compactar ou zipar um arquivo como também é chamado fará com que o tamanho dos arquivos sejam comprimidos sem perda de dados. Com essa redução de tamanho facilita a transferência entre um dispositivo e outro. Mais rápido para transferir e uma economia de espaço significativa.

Resumidamente, você vai aprender neste artigo:

  • Como descompactar arquivo rar e como descompactar arquivo zip;
  • Como compactar arquivos grandes;
  • Como abrir arquivo zip e como abrir arquivo rar;
  • Qual melhor compactador de arquivos;
  • Baixar gratuitamente o winrar (programa para compactar/descompactar arquivos);
  • Como dividir um arquivo em várias partes e depois juntá-las.

Por que utilizar um compactador de arquivos

Por que usar compactador de arquivos

Apesar do acesso mais fácil aos dispositivos de armazenamento com maior capacidade de arquivos (pendrive, HD externo, mídias de CD/DVD…), o volume dos conteúdos que são usados hoje também aumentaram. São filmes, músicas, fotos, programas que consomem muito espaço.

Nem sempre o seu pendrive estará vazio e em muitas situações o espaço não será suficiente para copiar aquele arquivo tão importante. A maioria vai lá e exclui algumas pastas e arquivos para poder adicionar outros, mas em vários casos esse procedimento não precisaria ser feito.

Você pode compactar os arquivos que quer adicionar, inclusive também pode compactar arquivos que já estão no pendrive (HD externo, mídia…) e economizar espaço. E para manter uma certa proteção ao acesso desses arquivos, pode-se colocar senha para poder abri-lo, evitando que pessoas não autorizadas acessem.

Além da vantagem de poder colocar senha em arquivos compactados e diminuir o tamanho deles sem perder nada (processo inteligente de compressão de dados), muito provavelmente você vai precisar baixar algum programa/arquivo pela internet e esse virá compactado. É preciso saber como descompactar um arquivo desses para poder fazer uso do mesmo.

Não é difícil descompactar arquivo rar, nem descompactar arquivo zip, muito pelo contrário. Compreendo que no início assusta, pois o desconhecido é assim mesmo, mas é bem simples e quero mostrar para você como fazer. Além de lhe mostrar uma dica super especial que até mesmo usuários mais experientes desconhece. Fique atento(a) que você vai aprender de uma vez por todas como descompactar arquivos rar e como compactar arquivos (rar ou zip).

Descompactar arquivo rar

Antes de aprender como descompactar arquivo rar, primeiro você precisa baixar o programa Winrar. Esse é um dos melhores programas para compactar/descompactar arquivos, seja ele no formato rar ou no formato zip.

Talvez você já tenha esse programa instalado e não precise baixá-lo novamente. Verifique no seu equipamento.

Como instalar programa Winrar

Programa Winrar (Clique aqui para baixar gratuitamente).

Depois que você baixar o Winrar (pelo link acima), abra-o para podermos iniciar o processo de instalação.

Abrindo instalador Winrar

Essa é a tela que você verá após clicar no instalador do Winrar. Essa é uma versão de avaliação (gratuita) que pode ser usado normalmente. Após um período ele vai “sugerir” que compre uma licença. NÃO PRECISA ACEITAR, é opcional.

Logo no inicio ele mostra a pasta destino que, nada mais é que o local onde será instalado o programa. Apenas clique em Instalar.

Configurando Winrar

O processo é bem simples e logo você verá essa imagem acima. Essa parte pede para confirmar algumas configurações e associações de arquivos com o programa. Eu geralmente marco também a opção ISO, mas são casos bem específicos o uso. Marque esta opção se preferir ou deixe como está mesmo.

Essa configuração padrão atende a maioria dos casos, apenas clique em OK e pronto. Você vai ver uma imagem como a que está abaixo:

Instalação Winrar concluída

Clique em Concluído e vai abrir automaticamente a pasta onde o programa foi instalado (imagem abaixo).

Programa Winrar instalado

Apenas feche a janela e sua instalação já está concluída e a partir de agora poderá descompactar arquivo rar (arquivos zip também).

Como abrir arquivos rar

Se você está buscando como descompactar um arquivo zip, siga os mesmos passos abaixo. A extensão zip é um padrão do próprio sistema Windows que pode ser aberto sem instalação de programas (o sistema operacional já vem com o programa padrão para esse tipo de arquivo).

A extensão rar precisa de um programa de terceiros para abrir o arquivo. É mais preciso e muito mais eficiente em vários aspectos (um dos principais é que consome menos recursos do seu computador e comprime melhor os arquivos). Muito conhecido e usado na maioria dos computadores mundiais.

Comparar Winzip x Winrar

Imagem: Techtudo

Se você precisa enviar o arquivo compactado para alguém (por e-mail, por exemplo) e não tem certeza que a pessoa tem o programa para abri-lo, você pode compactar (pelo próprio winrar) os arquivos na extensão zip e aqueles que não tem o programa poderá abrir normalmente pelo Windows.

Você pode indicar esse artigo para que seu amigo(a) também possa aprender como instalar e descompactar arquivo rar. Vamos ao passo a passo como descompactar um arquivo rar (ou zip).

Compartilhar conhecimento

1° passo: clique com o botão direito em cima do arquivo que você quer descompactar. Vai aparecer algumas opções como mostra a imagem abaixo:

Como descompactar arquivo com winrar

2° passo: escolha qual das 3 opções você prefere: “Extrair arquivos…”, “Extrair aqui” ou “Extrair para “Nome do arquivo””. Se você está com a versão atual em português muito provavelmente aparecerá uma outra opção chamada “Abrir com o Winrar”. Clicando nessa, apenas mostrará os arquivos que estão compactados.

Observação: no exemplo estou usando uma versão anterior e em inglês, mas nos textos farei questão de colocar em português para facilitar o seu entendimento.

Se você usar “Extrair arquivos…” vai aparecer uma tela pedindo para você escolher o local onde você quer que os arquivos descompactados sejam salvos.

Descompactar arquivo rar extrair arquivo

Escolha o destino e clique em OK.

Agora se você escolher a opção “Extrair aqui”, os arquivos que estão compactados serão descompactados e salvos na mesma pasta que você está.

Descompactar arquivo rar extrair aqui

E por fim, se você escolher a opção “Extrair para NOME DO ARQUIVO”, vai ser descompactado dentro de uma pasta com o mesmo nome do arquivo compactado.

Descompactar arquivo rar extrair para

Note que “NOME DO ARQUIVO” é o nome do arquivo compactado. No exemplo o nome é CONTRATO e o nome do arquivo DESCOMPACTADO é CONTRATO CONFIDENCIAL.

Escolha a opção que melhor lhe agrada e a partir de agora você já sabe como descompactar arquivo rar. O processo para descompactar arquivo zip é o mesmo. Não tem um jeito melhor ou pior, apenas adapte a sua maneira de organizar os arquivos e aproveite.

Como compactar arquivos grandes

No processo inverso agora, se você precisar comprimir um arquivo? Como todos os melhores recursos do mundo, é simples.

Porém muita gente, até alguns “usuários mais avançados” passam despercebidos em alguns macetes para compactar arquivos grandes. Alguns métodos de compressão suportados são pouco utilizados no dia a dia por não conhecerem o poder da ferramenta. Agora você vai aprender passo a passo como compactar arquivos grandes com winrar e obter o máximo de vantagem possível.

Passo 1: selecione e clique com o botão direito sobre o arquivo que você deseja compactar e selecione “Adicionar para o arquivo…”

Compactar arquivo rar ou zip

Observação: perceba que a opção “Adicionar para NOME DO ARQUIVO” já cria logo o arquivo compactado com o formato rar. Será criado um arquivo com a configuração padrão. Se você quiser usar o formato zip ou acrescentar senha ou alterar o método de compressão, terá que clicar em “Adicionar para o arquivo…”.

Passo 2: Uma janela abre com várias opções. no campo “Nome do arquivo” digite o nome que você quer dar ao seu arquivo compactado.

Como compactar arquivo rar ou zip

Passo 3: Escolha o formato de arquivo que deseja: RAR ou ZIP. Provavelmente se você baixou agora o Winrar, terá também a opção RAR5, mas vamos nos concentrar nas 2 mais famosas. Por padrão o formato RAR já vem selecionado.

Escolher formato de arquivo

Observação: Se você for enviar o arquivo para outra pessoa e não tem certeza se ela tem um programa para descompactar arquivo rar, escolha a opção ZIP.

Passo 4: O Winrar oferece 6 métodos de compressão: “Armazenar”, “Mais rápido”, “Rápido”, “Normal” que já vem selecionado por padrão, “Bom” e “Ótimo”.

Quanto mais “sofisticado” for o método escolhido, melhor será o resultado de compressão, porém demorará um pouco mais para finalizar o processo. Você deve escolher aquele que lhe atenderá melhor no momento. Na maioria dos casos, o método “Normal” atende bem.

Método de compressão de arquivo oferecido pelo Winrar

Observação: o método “Armazenar” apenas é utilizado para organizar vários arquivos em um único, mas não tem compressão alguma.

Passo 5: Depois de fazer as escolhas, basta pressionar OK para que o processo seja iniciado e é só aguardar finalizar.

Funcionalidades Winrar

Note que existem diversas opções que não serão exemplificadas aqui, mas que a partir de agora você já consegue fazer os próprios testes. Adicionar uma senha, por exemplo. Visite as outras abas e veja o que a ferramenta lhe oferece. 

Não é preciso fazer uso de tudo que o Winrar proporciona (nem saber tudo), na maioria dos casos o básico já é suficiente. Vai de acordo com cada necessidade. Vale a pena experimentar essas funcionalidades com alguns arquivos de testes e analisar quando usá-las (se realmente é necessário o uso).

Dividir um arquivo grande em várias partes

Quando um arquivo é muito grande e o processo de compressão não for suficiente, você pode dividir o arquivo em várias partes. Vou mostrar como fazer isso usando o aplicativo Winrar.

Essa técnica pode ser usada para enviar um arquivo muito grande por e-mail (vários e-mails) ou usar mais de um pendrive para transferi-lo, por exemplo. No final, basta pegar todas as partes e juntá-las para fazer uso do arquivo novamente. Também vou mostrar como fazer essa junção.

Caso ainda não tenha instalado, instale o Winrar (siga o passo a passo de como instalar Winrar no início desse artigo). Clique com o botão direito do mouse no arquivo que você quer dividir. Quando as opções aparecerem, clique em “Adicionar para o arquivo…” como já vimos anteriormente.

Agora, faça todos aqueles ajustes como fora aprendido acima e dê uma atenção especial na opção “Dividir para volumes, tamanho” ou como é mais conhecido, Split.

Dividir arquivo grande em partes com Winrar

Confira o tamanho do arquivo original e analise em quantas partes você precisa para poder realizar o procedimento. Exemplo: digamos que você tenha um arquivo de 3 gigas e você está com 2 pendrives de apenas 2 gigas cada um.

Observação: note que agora estou fazendo uso do Winrar em português em sua versão mais atual. O mesmo que indiquei para você baixar. Se tiver dificuldade para acompanhar a partir das imagens anteriores, é só comparar com essa que está acima que vai facilitar seu entendimento :)

Você pode dividir o arquivo em 2 partes de 1.5 gigas. Com isso, você copia a parte 1 para o pendrive 1 e a parte 2 para o pendrive 2. Esse é apenas um exemplo simples. Você pode muito bem precisar criar mais partes que isso. Quem vai decidir será você. Escolha o que for melhor ou mais conveniente para o momento.

Além de definir o tamanho do arquivo (apenas números), atente-se aonde está “MB”. Ali está dizendo que o arquivo será dividido em mega bytes. Você também pode optar por “B – Bytes”, “KB – Kilobytes”, “MB – Megabytes” e “GB – Gigabytes”.

Escolher unidade de medida no Winrar

No final, a quantidade de arquivos será criada de acordo com o tamanho original e o tamanho que você escolheu para cada parte. O tamanho da última parte pode variar, pois nem sempre a conta é exata.

Informação técnica I: 1 GB equivale a 1024 MB. 1 MB equivale a 1024 KB. 1 KB equivale a 1024 B (bytes).

Informação técnica II: Quando estamos falando de ARQUIVOS a sua medição é em Bytes. Quando estamos falando de VELOCIDADE (como internet, por exemplo) a sua medição é em Bits. Então se você ver uma medição que tenha um “B”, já sabe se é bytes ou bits. Muita gente passa uma vergonhosinha por aí por não saber disso :)

Para descompactar arquivo rar que foi dividido em partes e poder usar o arquivo normalmente, basta selecionar todas as partes e depois clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Extrair para NOME DO ARQUIVO”. O nome do arquivo que “você” definiu estará logo à frente da opção extrair para. Com isso, os arquivos serão juntados em um único arquivo e poderá ser usado novamente.

Atenção: para poder fazer uso do arquivo completo todas as partes precisam estar juntas para descompactar, senão não estará completo e não poderá usar o arquivo. Se alguém tiver apenas uma parte dele, não vai conseguir abri-lo.

Como pode perceber, seguindo esse passo a passo fica muito simples compactar e descompactar arquivos, seja ele grande ou não. As vantagens são enormes: economia de espaço, segurança dos dados com senha e criptografia, agilidade na transferência de arquivos e muitos outros.

Agora que você já aprendeu, compartilhe e ajude outras pessoas a entenderem como é simples descompactar arquivo rar ou zip. Com certeza tem muita gente com dificuldade e você pode fazer a diferença para essas pessoas. Compartilhe!

Márcio França Lima

Márcio França Lima

Márcio França Lima é Analista de Sistemas por formação, Consultor por paixão, Professor por opção e resolvedor de problemas por necessidade de mercado.

Website: http://www.marciofrancalima.com.br

6 Comentários

  1. Marcia

    A melhor explicação.linguagem simples, de fácil compreensão. Até que enfim entendi como descompactar arquivos.obrigado

  2. LENILTON SANCHES GERALDO

    Amigo,
    Pode me ajudar.
    Fiz uma gravação de uma música e perdi o volume de ordem do arquivo o mesmo parece ter corrompido.
    Gostaria de corrigir este arquivo conseguir de volta o mesmo.

    Te mando o mesmo se for necessário.
    Grato

    • Olá, Lenilton. Conseguiu resolver o problema? Caso ainda não tenha conseguido, tente com o próprio WinRAR corrigir. Abra o arquivo com o winRAR e depois vá no menu Tools>Repair Arquive (ou use o atalho Alt + R). Talvez o seu WinRAR esteja em português e não tem problema, é bem similar a (“Ferramentas>Reparar arquivo”).

      Depois, basta escolher onde você quer salvar o arquivo corrigido e o tipo dele, se é .rar ou .zip. Tente e depois me conte se deu certo, ok?

  3. Valdemar

    Sr. Marcio, boa tarde
    Solicito sua ajuda, por gentileza. Tenho instalado o Winrar-x64-54br, mas ao clicar no arquivo compactado .rar com botão direito do mouse, não abre a tela para “extrair arquivos”. Há mais alguma coisa a ser feita ou o arquivo pode estar com problemas? Grato.

    • Olá, Valdemar. Não consigo simular esse problema aqui. Faz o seguinte: 1. Tente abrir o arquivo com 2 cliques e veja ao abrir o arquivo compactado se tem a opção de extrair no menu do topo; 2. Num segundo momento, recomendo desinstalar e instalar novamente. Pode ter ocorrido alguma falha ao instalar o aplicativo.

      Depois passa aqui e me conte se conseguiu resolver, ok? Senão vamos procurar outras soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *